segunda-feira, 15 de outubro de 2012


O homem sustentável

Quer economizar grana e recuros naturais para as próximas gerações, que tal estas idéias para as próximas reformas da casa ou novos projetos como ir morar no interior ou tornar os grandes centros urbanos mais sustentáveis..
Não precisamos inventar a roda, apenas pegar todas as invenções da humanidade e como um jogo, juntar as peças e salvar o que sobrou do céu.

Ekó House

A USP (Universidade de São Paulo) e a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) estão em parceria desenvolvendo uma casa sustentável.
O imóvel se abastece de energia solar, água da chuva e iluminação natural e o projeto foi apresentado no IEE (Instituto de Eletrotécnica e Energia) da USP e vai representar as duas universidades em uma competição internacional de inovações em energia e sustentabilidade.
O projeto da Ekó House, que inclui também um banheiro seco e aproveita os efluentes (esgotos) produzidos para adubação do jardim, está sendo desenvolvido por uma equipe de professores, alunos e pesquisadores de áreas que incluem arquitetura, design, engenharias e até marketing.
A meta para a finalização da casa é julho, a tempo de ser enviado ao Solar Decathlon, que acontece em setembro, na Espanha.
Fonte: Prêmio Empreendedor Social

Sua casa sustentável

Se 75% dos insumos naturais do planeta são consumidores pela construção civil, que tal construir ou reformar a sua moradia com soluções simples, práticas e pela relação custo/benefício.
Seguem boas dicas de fachadas e dos sistemas que além de ajudar o planeta, contribuem no orçamento familiar.
Fachadas
Pinte a fachada, assim como o teto com cores claras, que contribuem contra o aquecimento global, e tintas de soluções aquosas, evitando a formulas que contém solventes.
Um estudo norte-americano feito pelo laboratório Lawrence Berkeley National concluiu que cada 100 m² das superfícies pintadas em cores claras podem compensar 10 toneladas na emissão de gás carbônico (CO²) na atmosfera.
Plante árvores, plantas e gramas que além de embelezar, proporcionam ar puro e tranqüilidade para quem admirá-las.
Telhados verdes são uma boa opção para contribuir contra o aquecimento global, além de proporcionar conforto térmico no inverno e verão; isolamento acústico, absorvendo ruídos; reduz o calor urbano pois reduz o impacto de dióxido de carbono, a poluição de nitrogênio e neutraliza o efeito da chuva ácida.
Sistemas
Utilizar na construção Tijolo de solo-cimento, pois a fabricação deste é secado ao sol, sem precisar ir ao forno a lenha, poupando a queima de árvores e a combustão de CO.
Este material, apesar de ser mais caro, dispensa acabamento com massa corrida, na ponta do lápis não onera em nada o orçamento da obra
Utilizar madeira com a certificação FSC, este selo atesta que a madeira foi extraída sem degradar o solo nem o ambiente de onde foi retirada
Sistema de energia solar (fotovoltaicos) para aquecer a água, agindo como uma miniusina de energia renovável, que economiza 30% menos energia elétrica
Especialista no assunto afirmam que com a economia na conta de luz, o investimento se paga em dois anos.
Uma alternativa mais barata é um aquecedor de água caseiro feito em casa com garrafas pet e caixas de leite.
Como montar o aquecedor:
1º Passo
Cortar o fundo e a boca da garrafa, todas com um mesmo tamanho.
2º Passo
Pintar de cor preta a propaganda das caixas de leite e, acertando suas laterais.
3º Passo
Colocar as caixas de leite dentro das garrafas (com o lado preto para cima), logo em seguida encaixar as garrafas uma atrás da outra até um tamanho desejado.
4º Passo
Passar o cano por dentro das garrafas já montadas e, ligar uma fileira de garrafas com a outras através das conexões de canos fazendo um espiral de garrafas.
5º Passo
Colocar em cima do telhado e liga na caixa d’água. Lembrando que a água deve passar primeiro pela caixa depois ir para o aquecedor e logo em seguida para a casa.
(fonte:http://www.vidasustentavel.net/meio-ambiente/aquecedor-solar-feito-de-garrafas-pet/)
Outra boa idéia para economizar o bem mais precioso é o sistema de captação de água da chuva, na qual especialistas afirmam que uma família de 4 pessoas pode ser consumido metade da água de um mês por este sistema, e também pelo fato de compensar em médio prazo investir no sistema.
Utilizar em toda a casa a Lâmpadas fluorescentes, pois consome 80% menos energia do que uma lâmpada incandescente e dura dez vezes mais, compensa o preço maior por ter vida útil infinitamente mais longa do que a das lâmpadas convencionais, somado a economia de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário